23 Nov , 2019

A Câmara Municipal de Sintra celebra o Dia da Floresta Autóctone de Mãos da Serra, com a participação de alunos do concelho.

A efeméride assinalada hoje, foi estabelecida como forma de divulgação da importância da conservação das florestas naturais, compostas por espécies mais resistentes à seca e a temperaturas elevadas, bem como da sua importância na conservação do solo, na regulação do clima e do ciclo hidrológico. 

Durante este ano foram desenvolvidas diversas atividades de reflorestação da serra de Sintra, como o Dia da Árvore e a chegada da Primavera, e contaram com a participação de 750 alunos do concelho a plantar espécies autóctones e a recuperar o espaço florestal, nesta missão de proteção da floresta.

Este projeto resulta do protocolo assinado entre o Município de Sintra, a Associação Plantar uma Árvore e a Parques de Sintra Monte da Lua, e tem como objetivo promover uma cidadania inclusiva através de modelos de conduta sustentáveis.

As ações estão direcionadas para as escolas e englobam atividades relacionadas com a plantação de árvores, a erradicação de espécies invasoras, a limpeza em áreas florestais e a recuperação de habitats.