Serra de Sintra encerrada quinta e sexta-feira

6 Ago , 2020

Na sequência da decisão do Governo de declarar a situação de alerta entre as 00h00 de 6 de agosto de 2020 (quinta-feira) e as 23h59 de 7 de agosto de 2020 (sexta-feira), para os todos os distritos de Portugal, o presidente da Câmara Municipal de Sintra determinou o encerramento do perímetro florestal da Serra de Sintra durante o mesmo período.

No perímetro florestal da Serra de Sintra passa a vigorar: proibição de circulação, estacionamento e permanência de viaturas no interior do perímetro florestal. Exceto para veículos de moradores e de empresas aí sediadas, veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

A Serra de Sintra integra uma região de proteção classificada sensível ao risco de incêndio florestal, caracterizada por um elevado número de visitantes. Torna-se assim fundamental acautelar a sua proteção, manutenção e conservação considerados objetivos do interesse público, de âmbito mundial, nacional e municipal.

A situação de interdição do trânsito nas vias municipais do Perímetro da Serra de Sintra, será avaliada, de 12 em 12 horas, podendo a interdição ser agravada ou desagravada, tendo em conta as condições que se possam vir a registar.

Durante o dia 8 de agosto (sábado) e 9 de agosto (domingo) de agosto permanece o condicionamento do trânsito, determinado esta tarde, nas vias municipais que integram o perímetro da Serra de Sintra e podem circular: veículos de moradores e de empresas aí sediadas, transportes públicos de passageiros (com alvará emitido pela entidade competente], veículos de socorro, de emergência e das entidades integrantes do Sistema Municipal de Proteção Civil.

A decisão surge na sequência de:

  • Previsão para o concelho de Sintra de Risco de Incêndio Rural ELEVADO durante este período;
  • Nos encontrarmos dentro do Período Crítico de Incêndios Rurais [até 30 de setembro];
  • Urge proteger quem vive e visita Sintra com a adoção de medidas adequadas no âmbito da Proteção Civil;
  • Urge preservar a Serra de Sintra, Paisagem Cultural Património Mundial UNESCO, e defendê-la para as gerações vindouras.
Clique na imagem para consultar os pontos de interdição.